Desafio

Uma empresa de coleta e gestão de residuos, servindo uma cidade com uma população de mais de 6 milhões de habitantes, necessitava de uma melhoria rápida e sustentável da eficiencia de sua frota de coleta, devido a uma situação de mudança do mercado e aumento de concorrencia.
 

Projeto 

Todos os itinerários e sistemas de monitoramento da coleta e processos de descarte precisaram ser revistos e redesenhados a fim de aumentar a capacidade da frota com um número superior a 200 caminhões e melhorar o serviço prestado à população.


O Sistema de monitoramento existente teve que ser atualizado e levado ao ponto de execução e um Centro de Controle Operacional (CCO) foi  criado, gerando informações online e atualizadas o que permitiu o monitoramento do processo de coleta e a fim de identificar e corrigir problemas operacionais e situações inesperadas em curtos espaços de tempo para minimizar o impacto sobre a eficiencia operacional e os níveis de serviço.
Mais de 700 itinerários foram redesenhados e atualizados e mais de 400 motoristas foram treinados nos novos procedimentos e seus papéis de liderança.


Naturalmente, nada disso teria importancia alguma se a qualidade da gestão não acompanhasse essa mudança. Sistemas profundamente customizados asseguraram um processo de controle proficient com análises de desempenho pontuais. Isso somado a um programa de treinamento consistente  com “coaching” na área de trabalho levou a mudanças e resultados sustentáveis.

Resultados:

Melhoria de Utilização de Capacidade em 12%
Redução de 18% nos km percorridos
40% menos Horas-extras

Logística

Exemplo de soluções: