O Desafio
Um centro de saúde com mais de 1.000 leitos teve uma importante diminuição das margens e o desempenho financeiro ameaçava a independência financeira do hospital, mas havia ainda outros desafios:
-
Aumento da concorrência por pacientes;
-
Reembolso inadequado das seguradoras e operadoras de convênio;
-
Aumentos no custo do seguro de responsabilidade civil e mudanças radicais nas regras de reembolso dos serviços de saúde pública.
O Projeto
Foram criados planos de CRM (Customer Relationship Management) para cada área.
Foram estabelecidos indicadores de desempenho para cada área.
Algoritmos foram desenvolvidos para determinar relações enfermeira/paciente, melhorando previsões, planos e agendamento de pessoal.
Um conceito de “Escala Ideal" foi desenvolvido para a equipe de enfermagem, diminuindo os custos.
Foram implementados Controles de “curto intervalo” de tempo e rotinas de acompanhamento estabelecidas para aumentar a segurança do paciente e apontar e resolver problemas imediatamente.
Através de treinamento, acompanhamento, orientação e redefinição de papeis e responsabilidades, os gestores e suas equipes tiveram seus comportamentos alterados para serem mais proativos na resolução de problemas e claramente focados nos pacientes.
Os processos da Cadeia de Suprimentos foram simplificados, eliminando o custo na compra e manutenção de estoques desnecessários.
Uma interação melhorada e mais eficaz com o paciente resultou em melhores índices de satisfação do paciente e menos cancelamentos.
Resultados:
Pacientes Internados + 15%
Pacientes em alta + 20%
Cancelamentos de Altas - 55%
Giro de Inventário + 60%
Aumento da produtividade - 23%

Saúde
Exemplos de soluções: