O Desafio 

Um centro de saúde com mais de 1.000 leitos teve uma importante diminuição das margens e o desempenho financeiro ameaçava a independência financeira do hospital, mas havia ainda outros desafios:
 

  • Aumento da concorrência por pacientes;

  • Reembolso inadequado das seguradoras e operadoras de convênio;
     

  • Aumentos no custo do seguro de responsabilidade civil e mudanças radicais nas regras de reembolso dos serviços de saúde pública.  


O Projeto 

Foram criados planos de CRM (Customer Relationship Management) para cada área.
 

Foram estabelecidos indicadores de desempenho para cada área.
 

Algoritmos foram desenvolvidos para determinar relações enfermeira/paciente, melhorando previsões, planos e agendamento de pessoal.

Um conceito de “Escala Ideal" foi desenvolvido para a equipe de enfermagem, diminuindo os custos.

Foram implementados Controles de “curto intervalo” de tempo e rotinas de acompanhamento estabelecidas para aumentar a segurança do paciente e apontar e resolver problemas imediatamente.
 

Através de treinamento, acompanhamento, orientação e redefinição de papeis e responsabilidades, os gestores e suas equipes tiveram seus comportamentos alterados para serem mais proativos na resolução de problemas e claramente focados nos pacientes.

Os processos da Cadeia de Suprimentos foram simplificados, eliminando o custo na compra e manutenção de estoques desnecessários.

Uma interação melhorada e mais eficaz com o paciente resultou em melhores índices de satisfação do paciente e menos cancelamentos.

Resultados: 

Pacientes Internados             + 15%
Pacientes em alta                  + 20%
Cancelamentos de Altas        -  55%
Giro de Inventário                 + 60%
Aumento da produtividade   - 23%

Saúde

Exemplos de soluções: